

(...)O Canal do Santa Bárbara é um dos pontos naturais de fundamental importância no processo de formação e desenvolvimento do município de Pelotas.
A falta de conscientização assim como o descaso dos órgãos públicos, fizeram com que o Canal se transformasse em um grande problema ambiental que afeta diretamente a população pelotense. As mudanças ocorridas em seu leito, não sortiram o esperado efeito no que diz respeito às enchentes na área do antigo curso.
Se o desenvolvimento do capitalismo, fez com que o curso do Canal fosse desviado em nome do progresso, agora são as conseqüências deste capitalismo mal estruturado nos países de terceiro mundo que agem, provocando sérios danos ambientais.
Sendo a única alternativa para várias famílias, a ocupação das áreas nas margens do Canal é cada vez mais constante e desordenada. Todo o processo que acompanha estas aglomerações irregulares traz ainda mais conseqüências perturbadoras ao meio ambiente.(...) Os torpedos, são dois canais laterais, paralelos ao Canal do Santa Bárbara, que tem a função de receber o excedente das águas pluviais, além de descargas de esgoto doméstico e industrial. Ao longo de percurso do Canal do Santa Bárbara existem bombas que possuem a função de conduzir a água e esgoto concentrados nos torpedos para o leito principal.(...)
* Trabalho de pesquisa desenvolvido na disciplina de Planejamento Ambiental.
SIMON, Adriano Luís Heck (geoadrisimon@bol.com.br) ;
GONÇALVES, Ana Maria Bertinetti Alves (ambag@bol.com.br) ,
HILSINGER, Roni ²;
NOAL, Rosa Elena (rosa.noal@bol.com.br)