Páginas

PARABÉNS

PARABÉNS
Michel da Silva Soares-2º lugar na Mini maratona do Sesc - Tu és nosso orgulho!

Valeu Michel!!!

Valeu Michel!!!
Michel com a Diretora Mariângela e com a Vice Izabel

Gincana

Gincana
Nos divertimos muitoooooooo!!!

Gincana

Gincana
As brincadeiras são levadas a sério por nós!!!!

DIA DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

DIA DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
Nossa homenagem a todos os educadores da escola

Parabéns a todos os educadores!!!

Parabéns a todos os educadores!!!

HOMENAGEM A PROFESSORA IZABEL!!!!

HOMENAGEM A PROFESSORA IZABEL!!!!
Homenagem a professora Izabel pelos anos de dedicação a escola.

FORMATURA DO CURSO INCLUSÃO DIGITAL

FORMATURA DO CURSO INCLUSÃO DIGITAL
Éder,Bruno,Patrick,Gabriel e Glen

FORMATURA DO CURSO INCLUSÃO DIGITAL

FORMATURA DO CURSO INCLUSÃO DIGITAL
Robson e Família

FORMATURA DO CURSO INCLUSÃO DIGITAL

FORMATURA DO CURSO INCLUSÃO DIGITAL
Fatima e Mariangela

PASEIO NO GUANABARA

PASEIO NO GUANABARA
Alunos Da Escola E.E.E.F.Nossa Senhora Das Graças

PASEIO NO GUANABARA

PASEIO NO GUANABARA
Crianças Antes De Sair Da Escola

terça-feira, 31 de julho de 2007

Atividades na Sala de Recursos



Alunos lêem e montam brinquedos com material reciclado durante aulas na Sala de Recursos sob orientação da Profª Elisabete Ribeiro; todas as atividades vão sendo registradas pelos colegas através de fotos.

Reproveitar as cascas das frutas... e não descartá-las


Bolo de Casca de Abacaxi

Rendimento: 16 porções
Tempo de Preparo: 40min
Calorias (porção): 164,81 Kcal
Ingredientes:

* 2 xíc. (chá) de caldo de casca de 1 abacaxi
* 2 ovos
* 2 xíc. (chá) de açúcar
* 3 xíc. (chá) de farinha de trigo
* 1 col. (sopa) de fermento em pó
* 5 xíc. (chá) de água

Afervente a casca de 1 abacaxi, com 5 xícaras (chá) de água, por 20 minutos. Bata no liquificador a casca, coe e reserve o caldo e o bagaço separadamente. Bata as claras em neve, misture as gemas e continue batendo. Misture, aos poucos, o açúcar e a farinha de trigo, sem parar de mexer. Acrescente 2 xícaras (chá) do suco de casca e o fermento. Misture bem. Asse em forma untada em forno moderado. Depois de assado, perfure todo o bolo com um garfo, umedeça com o restante do caldo e se preferir coloque a casca como cobertura.

Dica: Abacaxi é rico em fibras e vitamina C.
Fonte: http://www.sesi.org.br/cozinhabrasil/default.asp?CONT=4#BoloCascaAbacaxi

Oficinas de Arte com Material Reciclável



Desde o ano de 2005, quando a professora Vera Lucia Costa da Silveira fez o seu estágio na especialização de Arte Terapia na Escola, temos seguidamente promovido oficinas de arte com material reciclável na Sala de Recursos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças.
No momento em que tentamos implementar este projeto que busca rever as relações com o Meio Ambiente entendemos que deveríamos dar mais ênfase a estas oficinas.
Deste modo no dia 1 de junho de 2007 desafiamos estudantes de diversas turmas a transformar o lixo em arte. Eles prontamente aceitaram o desafio e produziram peças belíssimas. Assim, transformaram caixinhas de leite em belos pportaa-trecos; garrafas PETs em jogos, porta-trecos e flores; canudinhos de revistas em colares.
Entendemos que o resultado desta retomada das oficinas foi extremamente positivo, pois despertou o interesse dos estudantes que começam a participar e renovou o estímulo dos que já participaram nos anteriores, com o compromisso de continuarmos este projeto buscando sempre novas alternativas, inclusive abrindo mais à participação da comunidade.
Elisabete da Silveira Ribeiro
Professora da Sala de Recursos

domingo, 29 de julho de 2007

IMPACTOS AMBIENTAIS E ESTADO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DO CANAL DO SANTA BÁRBARA



(...)O Canal do Santa Bárbara é um dos pontos naturais de fundamental importância no processo de formação e desenvolvimento do município de Pelotas.
A falta de conscientização assim como o descaso dos órgãos públicos, fizeram com que o Canal se transformasse em um grande problema ambiental que afeta diretamente a população pelotense. As mudanças ocorridas em seu leito, não sortiram o esperado efeito no que diz respeito às enchentes na área do antigo curso.
Se o desenvolvimento do capitalismo, fez com que o curso do Canal fosse desviado em nome do progresso, agora são as conseqüências deste capitalismo mal estruturado nos países de terceiro mundo que agem, provocando sérios danos ambientais.
Sendo a única alternativa para várias famílias, a ocupação das áreas nas margens do Canal é cada vez mais constante e desordenada. Todo o processo que acompanha estas aglomerações irregulares traz ainda mais conseqüências perturbadoras ao meio ambiente.(...) Os torpedos, são dois canais laterais, paralelos ao Canal do Santa Bárbara, que tem a função de receber o excedente das águas pluviais, além de descargas de esgoto doméstico e industrial. Ao longo de percurso do Canal do Santa Bárbara existem bombas que possuem a função de conduzir a água e esgoto concentrados nos torpedos para o leito principal.(...)
* Trabalho de pesquisa desenvolvido na disciplina de Planejamento Ambiental.
SIMON, Adriano Luís Heck (geoadrisimon@bol.com.br) ;
GONÇALVES, Ana Maria Bertinetti Alves (ambag@bol.com.br) ,
HILSINGER, Roni ²;
NOAL, Rosa Elena (rosa.noal@bol.com.br)

sexta-feira, 27 de julho de 2007

De Arroio A Canal

Com um novo leito, o arroio mudou de nome e passou a se chamar Canal Santa Bárbara. O problema das enchentes continua o mesmo, desde o século passado, com um agravante. Agora, além de alagar onde já alagava antes (no braço morto) são constantes também as reclamações dos moradores do Bairro Simões Lopes, cortado pelo leito do Canal que continua com os mesmos problemas de transboramentos. A manchete do Diário Popular de 7 de junho de 2002 mostrava: "Água invade o bairro Simões Lopes: volume dos Canais São Gonçalo e Santa Bárbara continuam subindo."

A morte do preservacionista Nélson Nobre!


Nélson Nobre, um pesquisador que lutava por preservar na memória dos pelotenses a história de nossa cidade e sua riqueza cultural; morreu em 24/06/07 mas permanece em nossa memória e de todos que já ouviram falar do Quiosque Pelotas Memória da Quinze!
Tudo começou em setembro de 1989. A edição de um primeiro fascículo, naquele ano, dava início à trajetória de um projeto voltado ao resgate e à valorização histórica da nossa cidade. A forma simples da impressão gráfica, aliada à objetividade foi de imediato aceita, principalmente pela coletividade estudantil de todos os níveis escolares. Sentíamos, então, a responsabilidade em editarmos outros fascículos para que os mesmos fossem assimilados pelos tantos leitores, que aguardavam as nossas novas publicações. Foi, então, que através de um impulso emotivo, começamos a programar exposições em logradouros públicos. Em 27 de dezembro de 1989, à frente da Biblioteca Pública de Pelotas, mostramos à população a primeira exposição reunindo nosso acervo e parte do acervo fotográfico da Biblioteca Pública. A partir, daquele momento, as exposições se tornaram permanentes nos calçadões das Ruas Andrade Neves, Quinze de Novembro e 7 de Setembro(...)
Fonte:http://pelotas-memoria.ucpel.tche.br/nelson.php

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Nosso Começo


Utlizando a parceria com o projeto "Adote uma Escola" que trata da Reciclagem do Lixo, nós da Escola Nossa Senhora das Graças de Pelotas/RS, buscamos manter contato com os Catadores de papelão - profissionais e pais de alunos da escola - a fim de observaer e divulgar os cuidados que existem na comunidade em relação à Natureza, já que muitos vivem da reciclagem do lixo.
(da esquerda para a direita: diretora Izabel Ribeiro, vice-diretoras Mariângela Anselmo e Edejane Parada)

Cuidados com o Lixo são necessários na comunidade


Lixo solto prejudica a saúde e traz riscos de enchentes cada vez que chove com mais intensidade.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Reciclando e eliminando o lixo das ruas...


Oficinas de Reciclagem na Sala de Recursos da Escola

Problemas de alagamentos e acúmulo de lixo nas ruas próximas à escola.

A cor e arte de reciclar

Consciente da importância da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável da sociedade, a IBM lança o projeto “Reciclasa - novos usos para antigos materiais”. O projeto tem como objetivo levar os conceitos de Reciclagem, Reaproveitamento e Redução de Resíduos ao dia-a-dia das pessoas, principalmente aos professores do ensino fundamental que são os mais importantes multiplicadores desses conceitos, apresentando-os como uma alternativa para o consumo consciente.
O projeto apresenta, por meio de uma exposição e deste site, medidas fundamentais para a preservação ambiental que podem ser implementadas dentro de casa, no escritório, na escola e nas mais diversas situações do nosso cotidiano.
Saiba mais...

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Preservando a alegria e a esperança de um mundo melhor!

Estudantes divertem-se durante o intervalo das aulas. Preservam a amizade e a alegria enquanto sonham com um futuro melhor.

FENADOCE 2010

FENADOCE 2010
Amigas lindas!!!

FENADOCE 2010

FENADOCE 2010
Nos divertimos muito...

FENADOCE 2010

FENADOCE 2010
Lindas!!!!

FENADOCE 2010

FENADOCE 2010
FENADOCE lá vamos nós!!!

FENADOCE 2010

FENADOCE 2010
A festa já começou na ida...

A boca do palhaço

A boca do palhaço

Artesanato

Artesanato
hora de aprender